terça-feira, 30 de outubro de 2007
Aceita Mastercard???
Link: letra da música do Mastercard: http://www.globoonliners.com.br/icox.php?mdl=pagina&op=listar&usuario=921&post=8587
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
- Relações entre marketing digital e comunicação multisensorial:
- Afetividades X Sensorialidades;
- Mídias Digitais e estímulos sensoriais: as gramáticas dos meios;
- Ambientes Pró-branding e Branding Experience;Casos de empresas e marcas que
exploram a comunicação multisensorial para o desenvolvimento de ações de marketing;
Exemplos de Brand Experience on line
Aqui, o site do Doritos; aqui o da Angencynet. Outros sites interessantes para serem explorados como exemplos de propostas de branding experience: Leo Burnett; Pepsi viral; Arcade Fire (Neon Bible)
A MODERNIDADE ESTA EM NOSSAS CABEÇAS...
Obteve o Premio Nobel de Fisiologia o Medicina noano 1986, que compartilhou com Stanley Cohen.Reportagem de 22/12/2005
- Como vai celebrar seus 100 anos?
-Ah, não sei se viverei até lá, e, além disso, não gosto de celebrações. No que eu estou interessada e gosto é do que faço cada dia.!
- E o que você faz?- Trabalho para dar uma bolsa de estudos para as meninas africanas para que estudem e prosperem ... elas e seus paises. E continuo investigando, continuo pensando. Não vai se aposentar?
Jamais! Aposentar-se é destruir cérebros! Muita gente se aposentae se abandona... E isso mata seu cérebro. E adoece. E como está seu cérebro? Igual quando tinha 20 anos! Não noto diferença em ilusões nem em capacidade. Amanhã vôo para um congresso médico. Mas terá algum limite genético ? Não. Meu cérebro vai ter um século...., mas não conhece a senilidade.. O corpo se enruga, não posso evitar, mas não o cérebro! Como você faz isso? Possuímos grande plasticidade neural: ainda quando morrem neurônios, os que restam se reorganizam para manter as mesmas funções, mas para isso e conveniente estimulá-los! Ajude-me a fazê-lo. Mantenha seu cérebro com ilusões, ativo, faz ele trabalhar e elenunca se degenera. E viverei mais anos? Viverá melhor os anos que vive, é isso o interessante. A chave émanter curiosidades, empenho, ter paixões.... A sua foi a investigação cientifica... Sim e segue sendo. Descobriu como crescem e se renovam as células do sistema nervoso... Sim, em 1942: dei o nome de Nerve Growth Factor (NGF, fator do crescimento nervoso), e durante quase meio século houve dúvidas, atéque foi reconhecida sua validade e em 1986, me deram o premio por isso. Como foi que uma garota italiana dos anos vinte converteu-se em neurocientista? Desde menina tive o empenho de estudar. Meu pai queria me casar bem, que fosse uma boa esposa, boa mãe... E eu não quis. Fui firme e confesseique queria estudar. Seu pai ficou magoado? Sim, mas eu não tive uma infância feliz: sentia-me feia, tonta e pouca coisa... Meus irmãos maiores eram muito brilhantes e eu me sentia tão inferior... Vejo que isso foi um estímulo... Meu estímulo foi também o exemplo do médico Albert Schweitzer, queestava em África para ajudar com a lepra. Desejava ajudar aos que sofrem, isso era meu grande sonho...! E você tem feito..., com sua ciência. E, hoje, ajudando as meninas da África para que estudem. Lutamoscontra a enfermidade, a opressão da mulher nos paises islâmicos por exemplo, além de outras coisas...! A religião freia o desenvolvimento cognitivo? A religião marginaliza muitas vezes a mulher perante o homem, afastando-a do desenvolvimento cognitivo, mas algumas religiões estão tentando corrigir '>'essa posição. Existem diferencias entre os cérebros do homem e da mulher?
Só nas funções cerebrais relacionadas com as emoções, vinculadas ao sistema endócrino. Mas quanto às funções cognitivas, não tem diferença alguma. Por que ainda existem poucas cientistas?
Não é assim! Muitos descobrimentos científicos atribuídos a homens, realmente foram feitos por suas irmãs, esposas e filhas.
É verdade? A inteligência feminina não era admitida e era deixada na sombra. Hoje, felizmente, tem mais mulheres que homens na investigação científica:as herdeiras de Hipatia!
A sábia Alexandrina do século IV...
Já não vamos acabar assassinadas nas ruas pelos monges cristãos misóginos, como ela. Claro, o mundo tem melhorado algo... Ninguém tem tentado assassinar a você... Durante o fascismo, Mussolini quis imitar o Hitler na perseguiçãodos judeus..., e tive que me ocultar por um tempo. Mas não deixei de investigar: tinha meu laboratório em meu quarto...E descobri a apoptose, que é a morte programada das células! ** '>'*- Por que tem uma alta porcentagem de judeus entre cientistas e intelectuais? A exclusão estimula entre os judeus os trabalhos intelectivos e intelectuais: podem proibir tudo, mas não que pensem!
E é verdade quetem muitos judeus entre os prêmios Nobel...
Como você se explica a loucura nazista?
Hitler e Mussolini souberam como falar ao povo, onde sempre prevalece o cérebro emocional por cima do neocortical, o intelectual. Conduziram emoções, não razões!
Isto está acontecendo agora?
Porque você acha que em muitas escolas nos Estados Unidos é ensinadoo
creacionismo e não o evolucionismo? A ideologia é emoção, é sem razão?
A razão é filha da imperfeição. Nos invertebrados tudo está programado: são perfeitos. Nós não. E, ao sermos imperfeitos, temos recorrido à razão, aos valores éticos: discernir entre o bem e o mal é o mais alto grauda evolução darwiniana!
Você nunca se casou ou teve filhos? Não.
Entrei no campo do sistema nervoso e fiquei tão fascinada pela sua beleza que decidi dedicar todo meu tempo, minha vida!
Conseguiremos um dia curar o Alzheimer, o Parkinson, a demência senil?
Curar... O que vamos conseguir será frear, atrasar, minimizar todas essas enfermidades.
Qual é hoje seu grande sonho?
Que um dia possamos utilizar ao máximo a capacidade cognitiva de nossos cérebros.
Quando deixou de sentir se feia?
Ainda estou consciente de minhas limitações!
Que tem sido o melhor da sua vida?
Ajudar aos demais.
O que você faria hoje se tivesse 20 anos?
Mas eu estou fazendo!!!!
1 festival de cultura e criatividade digital em Barcelona
Entre os debatedores, estava Hermano Vianna, que falou através de seus avatares (ou companheiros de trabalho da Fundaçao Overmundo), diretamente do Rio de Janeiro, numa conferência virtual. Steven Berlin Johnson, um dos principais analistas da cultura digital, e Daniel Huebner, fundador do Second Life, vieram dos EUA para o evento. Mas, afinal, quais sao as mudanças na Web 3.0? Um termo esteve presente em todas as palestras - 'organizaçao'. 29/10 Deborah Serra em Barcelona
A geraçao 2.0 transformou a Web em um espaço de participaçao social e cooperaçao coletiva inimaginável. Qualquer um pode disponibilizar conteúdo e dispor dele. Nao há regras. A liberdade é maravilhosa, mas o êxito supera as expectativas e, se nao for encontrada uma ordem, a tendência é o caos. Na pauta da discussao estavam soluçoes democráticas para o controle de conteúdo, organizaçao taxonômica e geográfica. Quer dizer, na Web 2.0, você pode acompanhar a vida de alguém que está do outro lado do mundo com facilidade, mas, se quiser saber como foi o acidente que aconteceu no seu próprio quarteirao, talvez ainda tenha alguma dificuldade. São questoes como essa que a Web 3.0 terá que resolver.
Fonte: BlueBus.com.br
domingo, 28 de outubro de 2007
Crianças brasileiras são as que mais usam internet, revela pesquisa do Nickelodeon
Acho que isto só nos alerta para o risco que estamos a correr atualmente e que no meu tempo (odeio falar assim, sinto me velha e do século passado) não era assim...se antigamente brincava na rua, o contato com os amigos era frente-a-frente...atualmente as novas tecnologias são cada vez mais babas das crianças da nova geração...que falam mais com os amigos atrás de un ecrã de computador...Acho q poderia escrever aqui uma dissertação sobre o assunto, mas talvez não seja esse o objetivo, só queria salientar a noticia...q lá está...dá que pensar...
terça-feira, 23 de outubro de 2007
" As pessoas estão querendo entretenimento" Bob Frederickson, Executivo da Microsoft
As vendas do game Halo3 do x-box superaram todas as expectativas.
Bob Frederickson da microsoft atribuiu o sucesso ao alto valor dos ingressos e baixa qualidade de filmes produzidos por Hollywood.
Para sustentar sua afirmação, o executivo apresentou dados interessantes Se Hollywood houvesse produzido um bom filme com o ator Ben Stiller, as vendas de Halo3 seriam 10% menores. E se Charlize Theron aparecesse nua em algum outro filme, as quedas das vendas seriam na casa dos 30%.
Os dados apresentados são contestados por executivos do cinema, mas fãs do game concordam e afirmam que preferem gastar 60 dólares em um jogo de tiro em primeira pessoa a gastar com um filme.
Vanity Ring
CETIC.br
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
First Life
Este vídeo publicitário da Draft FCB é iconográfico (e hiláro) por um motivo, em sua tentativa de mostrar que agora a agência estaria no SL, eles trouxeram o SL para a vida real. O que só ajuda a mostrar o quão longe o SL está de um universo verdadeiramente real, pois sua tecnologia não ajuda em nada a termos uma experiência parecida com o mundo em que vivemos.
Essa é boa... a que ponto chegamos!?
Jack, uma criança de três anos de Lincolnshire, distrito ao leste da Inglaterra, aproveitou um descuido da sua mãe e comprou um carro de US$ 17 mil no site de leilões eBay.
Rachel Neal, a mãe do garoto, afirmou ter deixado o computador com seu login aberto no site, fato que Jack aproveitou para poder fazer a compra do Nissan Figaro rosa de Paul Jones, vendedor do automóvel e co-diretor da Worcester Road Motors.Para a sorte da família de Jack, Paul Jones atendeu aos pedidos dos pais que explicaram a situação, e anunciou novamente o veículo. A mãe do garoto se declarou surpresa com a esperteza de seu filho frente ao computador: "Jack é um expert em computadores e clicou todos os botões certos. Fiquei aterrorizada. Agora nós temos travas de segurança ligadas no computador - e nos certificamos sempre de desconectar do eBay".
China acusada de bloquear RSS
I
A visão dos estudantes 2.0
O que pensam e o que fazem os alunos atuais, usuários intensos de mídias e da web2.0?
O recado dado por eles é um desafio para os professores: entendam e adequem-se à cultura emergente ou continuaremos não nos entendendo.
Novo vídeo produzido pelo grupo de Etnografia Digital da Kansas State University - o mesmo que produziu o já clássico de The Machine is (us)ing us.
O Mundo segundo o Google Trends ...
Irlandeses, ingleses e (novamente) estadunidenses são alcólatras;
Italianos, ingleses (de novo) e alemães são broxas
Chilenos, mexicanos e colombianos são gays
Egípcios, indianos e turcos são tarados.
[ Canadá, EUA e Australia sao os 3 países que lideram buscas pela palavra 'marijuana' (maconha), diz o Google com base nos dados coletados pelo Google Trends. Nas pesquisas por 'Hangover' (ressaca), lideram a Irlanda, a Inglaterra e os EUA. Italia, Inglaterra e Alemanha sao os países que mais procuram por 'Viagra'. Chile, Mexico e Colombia lideram quando o termo procurado é 'gay' enquanto Egito, India e Turquia sao os que mais procuram por sites a partir da palavra 'sex'. ]
Chupado do Blue blus.
domingo, 21 de outubro de 2007
ONU criará maior biblioteca online do mundo
"A iniciativa da Biblioteca Digital Internacional é digitalizar materiais raros e únicos de bibliotecas e outras instituições ao redor do mundo e torná-los disponíveis de forma gratuita na Internet", informou a Unesco em um comunicado.
Manuscritos, mapas, livros, partituras e gravações musicais, filmes, gravuras e fotografias serão incluídos no projecto. A iniciativa foi lançada pela Biblioteca do Congresso dos EUA em 2005, com o objectivo de digitalizar registos das maiores culturas do mundo.
O projecto vai permitir aos usuários procurar por lugares, épocas, temas e instituições participantes e soma-se aos esforços de empresas como o Google, que está a digitalizar acervos de diversas bibliotecas do mundo para acesso online.
MySpace e Sony BMG vão partilhar receitas de publicidade
O MySpace informou que vai partilhar as receitas de publicidade com a Sony BMG e que disponibilizará aos utilizadores norte-americanos da rede social vídeos musicais e material de áudio seleccionado nas páginas dos artistas.
O site tem funcionado como uma plataforma promocional para os artistas, particularmente para as bandas novas ou em fase de lançamento. Porém, até à data, o MySapce tem jogado um papel pouco importante como fonte de receitas das grandes empresas discográficas
Fanta aposta em campanha de marketing online
"A nova acção promocional da marca centra-se num jogo de palavras que, além da função lúdica, ainda oferece prémios aos melhores jogadores. O FantaWords vai estar online até 21 de Dezembro.
A Fanta está a valorizar o seu espaço na internet como um canal de comunicação entre os consumidores e a marca de refrigerantes. O actual site é da autoria da ByCom, também responsável por outras iniciativas que animaram o site durante este ano. O site nacional da Fanta já promoveu a campanha “Caravan Island” e o jogo online “A Todo o Gás”.
A divulgação do FantaWords está centrada numa campanha de web marketing, apoiada numa estratégia de viral. Para estimular o “passa palavra” online, os participantes do Fantawords são incentivados a convidar seis amigos para jogar também. Quem enviar o e-mail número 1000 ganha uma Playstation Portable.
Todas as semanas, até ao final do ano, a melhor pontuação ganha uma Playstation Portable.
O grande prémio desta campanha, um portátil Toshiba Qosmio, é atribuído ao campeão FantaWords.
Participar é fácil, basta ter na mão o talão de compra de algum produto Fanta e ir a http://www.fanta.pt/. Depois é estar atento e conjugar as letras no máximo de palavras."
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Mapa Mental da Cibercultura/Versão Beta - Alex Primo
Mapa Mental das Práticas Sociais - Primo e Lemos
Um cd que é ao mesmo tempo um vinil para ouvir no toca-discos
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Wikipédia: Um mashup é um website ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.
O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom) e Javascript.
Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, MS Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos.
Esta é a grande onda do momento. Antes, crávamos um site baseados em nossas informações. Depois, nas informações de nossos usuários. Agora, em qualquer informação que esteja disponível. Seja do GoogleMaps, eBay, Mercado Livre, Bondfaro, podemos criar um site inteiro apenas "roubando" informações. O que também estica em muito a questão da posse da informação, pois ninguém mais consegue o controle absoluto dela. Uma vez na web, é de todos. Grandes sites se criaram nesta praia (e foram acusados de roubo). Google News, Digg.
Acho que neste momento vale pensar a "sua" informação de uma maneira diferente. Não é hora de prende-la, mas de deixá-la livre, fluir para poder controlá-la. Ao invés de criar muros facilmente contornáveis, deixar à disposição de quem quiser pegá-la, e usar isto em seu favor, com links e recomendações de sua página.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Este processo de fazer o clinte interagir com a marca acaba sendo fundamental hoje em dia, em que somos bombardeados em média com 3000 mensagens por semana. E cada vez mais e mais buscamos sair de uma atitude passiva e buscamos fazer parte da experiência.
O exemplo abaixo mostra bem isto, da quebra da passividade do meio na busca de uma participação o ouvinte musical.
Por mais de uma década o clipe musical foi simplesmente apresentado para quem estivesse assistindo. O máximo de interação possível era na escolha do vídeo que iria passar. Agora temos a opção de participar mesmo do vídeo. Esta é a proposta do Arcade Fire: http://www.beonlineb.com/click_around.html
O que nos leva a pergunta, que formato terá o clipe musical (que já nem mais passa na MTV americana) na próxima década?
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Campanha de Marketing Dove
Trata-se de um blog muito bem bolado, onde você poderia tentar descobrir o tratamento ideal para os cabelos. O site é muito bem trabalhado, nele a interatividade é muito legal, pois é capaz de dar opções para a atriz testar, como: ovo, iogurte, manteiga ... interatividade total !
MUITO BOM !
http://www.jatenteidetudo.com.br
Blog Action Day
Pois esta é a proposta do Blog Action Day, fazer com que leitores de todo mundo sejam impactados pela mesma pauta, no caso, o meio ambiente. Em blogs de economia, esportes, finanças pessoais, informática, todos participantes vão comentar sobre o mesmo tema.
O impacto final? 16 mil blogs, com uma audiência de mais de 12 milhões de pessoas, lendo e debatendo a respeito de um interesse em comum.
Para saber mais: http://www.blogactionday.com/br
domingo, 14 de outubro de 2007
Empresas digitais
Um dado interessante que mostra o quanto vale a pena investir não apenas em tecnologia, mas na interação homem-máquina, exploando e criando maneiras novas de ver o universo digital. Este gráfico mostra o crescimento de duas empresas, Apple e Dell. Enquanto uma se preocupou em desenvolver produtos melhores, mais rápidos e baratos, a outra se preocupou em realmente revolucionar seu mercado, apostando em novas maneiras de pensar a relação entre tcnologia e pessoas.
sábado, 13 de outubro de 2007
Bar Code e QR Code!
Bem, o que vemos aqui é um clip
de lançamento do PET SHOP BOYS.
Mas o interessante não é o clipe
em si, mas a oportunidade de fazer
o link entre os espectadores através
do QR Code, que é uma espécie de código
de barras com conteúdo que pode ser lido
e visto por telefones celulares.
ALguns das partes dos vídeos foram
captadas por celulares de pessoas comuns.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Joãozinho Cantando de alegria
acessem o link e veram.
http://br.youtube.com/watch?v=4uExyOENQSg
Fé Virtual
Na Basílica Nacional, muitos fiéis participaram das missas e também foram às compras. Para garantir o estoque, a produção numa fábrica de imagens dobrou no último mês e os funcionários fazem hora-extra.
“Eu trabalho até as nove horas toda noite e o salário também aumenta” comemora a bordadeira Andrea Monteiro.
A expectativa é que os 156 hotéis de Aparecida fiquem lotados durante o fim-de-semana prolongado, período de maior movimento no santuário. Noventa por cento dos 30 mil leitos da cidade já estão reservados.
Muitos fiéis viajam centenas de quilômetros só para chegar perto da imagem da padroeira do Brasil em Aparecida, interior de São Paulo. Mas a tecnologia já chegou ao mundo da fé e a imagem da imagem é levada com os devotos.
"Não é sempre que a gente pode estar em Aparecida, pelos levarei uma recordação na foto e no coração" explica uma romeira.
Para iluminar o caminho de volta, muitos devotos ainda passam pela sala das velas. O costume de acender uma vela na hora de fazer um pedido ou um agradecimento é um gesto repetido há séculos. Mas, nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia, essa tradição religiosa está mudando. Agora, quem não pode vir até o santuário, tem uma opção mais moderna: pelo site da basílica é possível acender uma vela virtual.
"O interessado vai preencher seus dados e clicar no fósforo para acender a vela como se fosse real” explica Giovani Mariano, gerente de informática da basílica.
Esse gesto é repetido 50 mil vezes por mês, segundo o santuário. Ainda é possível acompanhar a vela que se derrete virtualmente em sete dias.
"Assim a gente sente Deus iluminando a nossa vida” conta um fiel que aprovou a nova tecnologia.
Um dos mais novos santos da Igreja Católica não poderia ficar fora de toda essa modernidade. Devotos de Frei Galvão juram que ele continua fazendo milagres e que agora o santo atende pedidos feitos pela internet. Só no último mês, foram 600 mil acessos. Há mais de três séculos, o frade já diminuía distâncias enviando orações em pedaços de papel para serem usadas como pílulas. Hoje, as velinhas virtuais também têm essa função.
“Se Frei Galvão estivesse vivo aqui hoje, eu tenho certeza absoluta que ele estaria usando a internet” confirma um padre.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Tendências de comunicação com jovens
- ig Game: conceitos de jogos eletrônicos são adaptados para acontecer nas ruas de uma cidade.
- Nanoconteúdos: Filmes, sites ou textos bastante curtos (qualquer relação com o microblogging não será coincidência).
- Big Seed Marketing: tendência de se comunicar com o jovem através de redes de relacionamentos, como o Orkut.
- Mob Maps: informações pessoais de jovens, postadas por eles na internet, passam a ser usadas para a criação de uma estratégia de comunicação com este público.
- Creative Commons: empresas e consumidores disponibilizando conteúdo através na licença, facilitando a apropriação uns pelos outros.
- Ficção Caótica: no qual a reunião de público em torno de uma história pode produzir uma inteligência ainda maior para a divulgar o produto.
- Alternate Reality Games (ARG): narrativas que se espalham por diversas mídias, fazem uso da inteligência coletiva e precisam lidar com conteúdos produzidos pelos fãs.
Estudo apresentado pelo núcleo jovem da Editora Abril que revela as 10 tendências de Consumo jovem. Vídeos bem interessantes que revelam o comportamento dos jovens atuais diante de um mundo repleto de informações. Ex: Consumo Viral, Design, O consumidor é o conteúdo, Consumo do vazio etc. Muito, muito bom. - http://super.abril.com.br/ytrends/index_frames.html
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Mídias e Sensorialidades
TRANSFORMERS
VIDEOGAMES
SECOND LIFE
COUNTER STRIKE
CS REAL LIFE
LINK PARA O BEN´S GAME
sábado, 6 de outubro de 2007
O texto “Cibercultura. Alguns pontos para compreender a nossa época”, em editorias:
Comunidade – “A convergência da informática com as telecomunicações vai dar origem ao que se vem chamando de sociedade da informação”.
Tecnologia – “A forma técnica da Cibercultura permite a ampliação das formas de ação e comunicação sobre o mundo”.
Geral – “A conexão generalizada traz uma nova configuração comunicacional onde o fator principal é a inédita liberação do pólo de emissão”.
Política – “O que está em jogo é a crescente transformação na relação entre o espaço público e o espaço privado”.
Saúde – “O corpo da Cibercultura é um corpo ampliado, transformado e refuncionalizado a partir das possibilidades técnicas de introdução de micro-máquinas que podem auxiliar as diversas funções do organismo”.
Arte – “A arte eletrônica é uma das novidades trazidas pela Cibercultura e passa a reivindicar, mais do que antes, a idéia de rede e de conexão com o objetivo de navegação, interatividade e simulação para além da mera exposição/audição”.
Judiciário – “Lei da reconfiguração: deve-se evitar a lógica da substituição ou do aniquilamento. Trata-se de reconfigurar práticas, modalidades mediáticas, espaços, sem a substituição de seus respectivos antecedentes”.
O que vem por aí: “Devemos estar abertos às potencialidades das tecnologias da Cibercultura e atentos às negatividades das mesmas. Há ainda vida na técnica e não deserto técnico do real”.
Discussão: “Na internet não há fluxo um – todos e as práticas dos utilizadores não são vinculadas à uma ação específica”. Acredito que o autor mesclou dois conceitos na explicação para essa afirmação. Página 17.
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Funcionalidades constroem a experiência?
A idéia da campanha é excelente, ter um site é perfeito para dar suporte e permitir a interação entre as pessoas. Esse é o conceito de site participativo, web 2.0, ou o nome que cada um preferir.
O que me surpreendeu no site é que ele não permite o debate. Eu vi a campanha e fiquei com vontade de entrar no site e participar. Mas área participativa não permite a interação, não é possível postar relatos ou mesmo ler os relatos postados no site.
Então a questão que fica comigo é a seguinte: como a falta de uma funcionalidade afeta emocionalmente nossa experiência. Ter sido convidado para participar do debate, e não poder ler, ou escrever meu relato me marcou de forma negativa.
Isso pode ser transposto a vários tipos de experiências on-line, questões técnicas afetam emocionalmente o consumidor e constroem sua experiência ( positiva ou negativa) com a marca.
Espero que uma versão 2.0 ( sem trocadilhos) do site seja logo posta no ar, por que a causa é mais do que justa.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Quer pagar quanto?
Novo modelo de remuneração no mercado fonográfico
A banda Radiohead está lançando dia 10 de outubro seu sétimo disco “In Rainbows”. Sem contrato com nenhuma grande gravadora, a banda inovou no sistema de remuneração: o fã decidirá o quanto quer pagar pelo download das 10 faixas, fazendo download direto do seu site.
A remuneração inovadora será também acompanhada da venda dos tradicionais discos em mídia cd ou vinil, também encomendáveis pelo site com o preço de 40 libras na Inglaterra. O box será acompanhado de fotos, letras das músicas e como 7 canções a mais. Banda promete que o box chegará a casa do comprador até o dia 3 de dezembro.
Estou curioso sobre o sucesso desse modelo de remuneração pois ele :
1) Permite saber quantas pessoas querem comprar o cd antes da produção do cd
2) Saber qual o valor da música na percepção do fã
3) Saber até q ponto no mundo digital as bandas precisam das gravadoras.
4) Se no mundo digital a produção artística pode sobreviver e com que tipo de estatus
5) Será q ainda irão existir bandas milionárias
6) Saber quantas pessoas ainda estão dispostas a pagar pela materialidade do box/cd versus aquelas que preferem o download.
Muitas questões não? :)
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Textos 2 e 3 para a aula do dia 08/10/07
o texto 2(de minha autoria) está no Blackboard.
o texto 3 é aquele da Revista ESPM "A Nova Propaganda e as Novas Formas de Comunicação." Mesa Redonda publicada na Revista da ESPM – Volume 13 – Ano 12 – Edição N. 5 – Set/Out 2006 ( o artigo em breve estará disponível tb online);
Abçs
Texto 1 para a aula do dia 08/10/07
André Lemos; Cibercultura – Alguns pontos para compreender a nossa época; em Lemos e Cunha (orgs.); Olhares sobre a cibercultura. Ed. Sulina, Porto Alegre, 2003.
Aviso
vcs acabaram de ser convidados para o nosso blog. Basta agora aceitar e começar a postar o que acharem pertinente aos temas das aulas. Lembro que comentários nos posts alheios e sobre os textos acadêmicos também são muito bem-vindos. Divirtam-se.
abçs