quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Quer pagar quanto?
Novo modelo de remuneração no mercado fonográfico
A banda Radiohead está lançando dia 10 de outubro seu sétimo disco “In Rainbows”. Sem contrato com nenhuma grande gravadora, a banda inovou no sistema de remuneração: o fã decidirá o quanto quer pagar pelo download das 10 faixas, fazendo download direto do seu site.
A remuneração inovadora será também acompanhada da venda dos tradicionais discos em mídia cd ou vinil, também encomendáveis pelo site com o preço de 40 libras na Inglaterra. O box será acompanhado de fotos, letras das músicas e como 7 canções a mais. Banda promete que o box chegará a casa do comprador até o dia 3 de dezembro.
Estou curioso sobre o sucesso desse modelo de remuneração pois ele :
1) Permite saber quantas pessoas querem comprar o cd antes da produção do cd
2) Saber qual o valor da música na percepção do fã
3) Saber até q ponto no mundo digital as bandas precisam das gravadoras.
4) Se no mundo digital a produção artística pode sobreviver e com que tipo de estatus
5) Será q ainda irão existir bandas milionárias
6) Saber quantas pessoas ainda estão dispostas a pagar pela materialidade do box/cd versus aquelas que preferem o download.
Muitas questões não? :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ainda temos que atentar para o fato de ser uma banda de renome internacional. Em 2001 o Lobão tentou fazer algo parecido, download das músicas pelo site e venda de CD com preço de R$ 9,90 nas bancas. O projeto não foi tão bem sucedido, as vendas até foram bem, mas ele não teve folego para outros projetos do tipo. Além disso, afastado das mídias perdeu muita visibilidade. Agora retornou com o formato MTV.
Está certo que em 2001 a vida na web era bem diferente...
Questões interessantíssimas. Não é a toa que o mercado fonográfico anda desesperado para amarrar o seu casting com contratos novos que permita a participação da gravadora em ganhos outros do artista, tais como shows, publicidade, direitos sobre imagem etc. Não tenho a menor dúvida que vem desta área de negócios as grandes oportunidades do momento, pois ele está em crise.
abçs
Nao tinha pesando nisso ( novos modelos de contrato), gostaria que o radiohead abri-se esse case, assim saberiamos do sucesso do novo modelo. Eu acredito em varias possiblidades de remuneração, como um valor anual cobrado ao fã permitindo: download, acesso a material exclusivo, prioridade em vendas de ingresso, blogs exclusivos, enfim existem muitas poissibilidaes.
Postar um comentário