terça-feira, 9 de outubro de 2007

Tendências de comunicação com jovens

Estudo apresentado pelo núcleo jovem da Editora Abril em um evento no Ibmec São Paulo aponta sete ações eficientes para o jovem contemporâneo:

- ig Game: conceitos de jogos eletrônicos são adaptados para acontecer nas ruas de uma cidade.

- Nanoconteúdos: Filmes, sites ou textos bastante curtos (qualquer relação com o microblogging não será coincidência).

- Big Seed Marketing: tendência de se comunicar com o jovem através de redes de relacionamentos, como o Orkut.

- Mob Maps: informações pessoais de jovens, postadas por eles na internet, passam a ser usadas para a criação de uma estratégia de comunicação com este público.

- Creative Commons: empresas e consumidores disponibilizando conteúdo através na licença, facilitando a apropriação uns pelos outros.

- Ficção Caótica: no qual a reunião de público em torno de uma história pode produzir uma inteligência ainda maior para a divulgar o produto.

- Alternate Reality Games (ARG): narrativas que se espalham por diversas mídias, fazem uso da inteligência coletiva e precisam lidar com conteúdos produzidos pelos fãs.

Estudo apresentado pelo núcleo jovem da Editora Abril que revela as 10 tendências de Consumo jovem. Vídeos bem interessantes que revelam o comportamento dos jovens atuais diante de um mundo repleto de informações. Ex: Consumo Viral, Design, O consumidor é o conteúdo, Consumo do vazio etc. Muito, muito bom. - http://super.abril.com.br/ytrends/index_frames.html

3 comentários:

Anônimo disse...

Esta história de microblog me lembrou o Twitter (http://twitter.com/), que já é um sucesso lá fora e segue o mesmo caminho por aqui.
O que me parece o resumo de nossa época, nossa necessidade de mostrar aos outros o que fazemos aliada à atual incapacidade da juventude de escrever um texto, misturado lógico, à nossa carência.

Vinícius Andrade Pereira disse...

Acho que essas tendências são bem fieis do espírito de uma época, mas, como quase tudo nessa era, não devem ser tomadas como receita de bolo. em breve teremos outras...
peço licença para publicar o post no blog do panmedialab, com todos os créditos, é claro...
abç

marcelo disse...

Os Jovens de hoje tem o privilégio do bombardeio de informações que estão disponíveis a eles, por todos os canais de comunicação que eles tem acessos. No entanto, temos de ter a sensibilidade de perceber, principalmente eu na condição de Pai, o quanto este mesmo jovem, que vive intensamente este mundo da comunicação Virtual, esta conectado em nossa realidade e nos principíos fundamentais da concepção de sua visão externa ao mundo real.